pedra-fantasma [vagante] – postais

2013-2016

Raquel Stolf e Helder Martinovsky

Série de 3 postais desenvolvidos a partir do projeto pedra-fantasma [vagante], em parceria com Helder Martinovsky, para o projeto Zona Portuária, proposto por Sarah Uriarte e Kim Coimbra, em Itajaí (2016). Projeto gráfico e fotografias: Raquel Stolf.

O projeto pedra-fantasma [vagante] é composto por filmes em super-8, vídeos e áudios digitais, a partir da ação de deslocar pequenas pedras ao longo do percurso de dois rios, até seus encontros com o mar, registrando-se o instante de suas quedas, na superfície e/ou no fundo dos rios e do mar. Uma pedra da nascente do 
rio Tijucas foi lançada num trecho do rio no município de Rancho Queimado. Nessa etapa, foi retirada (troca de pedras) outra pedra do rio, que foi lançada em sua foz no mar, em Tijucas.                                         

Em outra versão do trabalho, desdobrada em 3 postais, foi deslocada uma pedra da nascente do rio Itajaí-Açu, lançada em sua foz no mar, em Itajaí. Quando realizava o lançamento da pedra da nascente ao mar, pisei numa pedra branca, que estava quase enterrada na areia. 

 

 

postais-frente_pedra-fantasma[vagante]_nascente_OK

postais-verso_pedra-fantasma[vagante]_nascente_OK

postais-frente_pedra-fantasma[vagante]_foz-mar_OKpostais-verso_pedra-fantasma[vagante]_foz-mar_OK

 

 

 

 

 

 

 

postais-frente_pedra-fantasma[vagante]_nascente-foz-mar_OKpostais-verso_pedra-fantasma[vagante]_nascente-foz-mar_OK

 

 

 

 

 

 

• Vistas dos 3 postais (frente e verso).

• Postais em pdf: 

pedra-fantasma[vagante]_nascente

pedra-fantasma[vagante]_foz-mar

pedra-fantasma[vagante]_nascente-foz-mar

pedra-fantasma [vagante] – postais, 2013-2016 (com Helder Martinovsky) | 2016 | ___________, outras escritas e escutas, pedras e buracos