Rio Engano

2015-2019

Helder Martinovsky e Raquel Stolf

Instalação: filme 16mm transferido para vídeo digital (cor, p/b), foto digital, proposição sonora, monitores (4 telas), aparelho de som, três caixas de som (chão)

A instalação foi construída em parceria com Helder Martinovsky, a partir de uma relação com o rio Engano, localizado em Angelina-SC e Alfredo Wagner-SC. É composta por um filme (16mm transferido para vídeo digital; cor, p/b), por uma foto digital (http://www.raquelstolf.com/?p=4001) e uma proposição sonora, a partir de registros do rio e seus arredores. 

Os filmes utilizados foram negativo 16mm coloridos e p/b (vencidos), revelados em processo reversível (positivo direto), por Helder Martinovsky. Uma parte foi revelada com água da chuva devido à estiagem na época. As câmeras utilizadas foram a Krasnogorsk-3 e Bolex H-16 (à corda), e Aaton 16mm. 

O trabalho integrou a exposição homônima, no Espaço Armazém – Coletivo Elza, Florianópolis, de 7 a 27 de setembro de 2019 – como parte da 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba – Fronteiras em Aberto – Polo SC. Como parte da exposição, foram apresentadas também fotografias p/b (estudos de rio) de Helder Martinovsky e uma proposição de Raquel Stolf (SOU TODA OUVIDOS).

• Fragmento do texto (rio) engano em três margens, de Raquel Stolf (para a exposição Rio Engano):

rio engano

isto não é um rio, isto é um filme de um rio, filme-rio, ou dois filmes de dois ou mais rios homônimos. ou uma película gravada em dias de sol súbito, de sol dublado (em cores impredizíveis). ou isto é um filme que perdeu os prazos, um filme off, abrupto, lodoso, pedregoso e com passagens e fundos, com equívocos entre ver-ler e escutar, sob dormir e sonhar. um filme-rio tentando pegar um atalho para outro começo, outro susto, outro vulto de rio, outro desvio aberto para uma correnteza de longas beiras, riocorrente, riverrun, rutilante, rumorosa, ofegante. filme-curva escorregadia com chãos/pausas de pedras porosas. num plano desloucado. ou isto são imagens fora de lugar (barragem) e que foram pegas emprestadas, pressentidas, inconclusas, obtusas ou fisgadas.

• Vista geral, detalhes (foto, som, vídeos), registros da projeção de fragmentos em 16mm (abertura da exposição), contatos de fragmentos do filme e convite. Registros por Raquel Stolf e Helder Martinovsky.

• Para escutar/assistir: 

Rio Engano, 2015-2019 (com Helder Martinovsky) | 2019 | ___________, outras escritas e escutas, pedras e buracos, ruídos, listas e coleções